Salmo 105
by Rev. Moacir Gabriel
by Rev. Moacir Gabriel
Ao contrário do salmo anterior, não me senti à vontade para apontar uma leitura auxiliar. Embora o salmo 105 possa ser um sumário da história primitiva de Israel, o que supostamente facilitaria o apontamento de uma leitura auxiliar, o período histórico apontado no salmo é extenso por demais e está registrado a partir do surgimento de Abraão em Genesis, passando por Josué, até a saída do Egito no livro de Êxodo, com o advento de Moisés.
Confesso que uma ligeira estranheza acometeu meus pensamentos ao notar que a memória feita pelo salmista soa demasiado elogiosa com o povo que vivenciara aqueles eventos. O salmo pinta um quadro no qual o povo de Israel não "deu trabalho" algum. Vejamos: "não havia em suas tribos quem fraquejasse" é uma expressão que não me parece adequada para o que lemos no livro de Êxodo. E ainda: O versículo 40 do salmo sugere que o episódio das codornizes (Êxodo 16) fora positivo, mas sabemos, a partir o próprio texto bíblico, que não.
Seria um salmo "irônico"? Não estou convencido.
Mas não só de estranheza vive o Reverendo que vos escreve. O salmo também evidência que para o salmista Deus está no controle de tudo, absolutamente tudo. A lembrança da história de Josué é um sintoma dessa percepção, a saber, na qual Deus não é apenas presente, mas intervém ativamente na história, providenciando o socorro antes mesmo que o perigo dê seus primeiros sinais.